sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

SOBRE A PERCEPÇÃO DOS NOSSOS DEFEITOS











Há muitas pessoas que pensam que com um certo número de meditações e alguma fórmula milagrosa farão com que todos os seus problemas terrenos desapareçam. Alguns dentre vocês talvez creiam que devotar uma certa quantidade de tempo e esforço para o seu desenvolvimento espiritual vá tomar muito tempo da sua luta diária pela sobrevivência ; pensam que pode não restar força suficiente para os seus esforços profissionais e portanto temem que as suas finanças venham a ser prejudicadas. Outros talvez acreditem que não lhes sobraria muito tempo para aproveitar a vida , e outras coisas semelhantes.
Essa maneira de pensar , porém , está muito errada por que o desenvolvimento espiritual , não é uma atividade a mais que você acrescenta simplesmente às outras atividades , diminuindo assim a força , o tempo , o esforço , e o entusiasmo que de outro modo estariam disponíveis para todos os outros deveres e prazeres. Na realidade é exatamente o contrário.
Este artigo tem a pretensão de lidar justamente com o fundamento da sua vida. Ele é o solo sobre o qual você caminha. Quando você decide segui-lo , simplesmente redireciona rumos da sua vida para diferentes canais. Depois de algum tempo , muito embora os seus principais problemas não desapareçam de um dia para o outro , essa atitude tem o efeito de despertar em você uma nova centelha de vida que lhe propicia força , argúcia , vitalidade e capacidade para gozar a vida como nunca antes , e que até agora lhe eram desconhecidas.
Dessa forma você terá um melhor desempenho na sua profissão ; você se beneficiará mais dos seus momentos de lazer ; em suma , tirará da vida mais prazer , ao passo que ela é ainda mais ou menos monótona para a maioria. Esses são os resultados que podemos esperar se você trabalhar espiritualmente do modo que estamos lhe mostrando. Eles não vão se tornar aparentes de imediato , mas só depois de um certo tempo , após algumas vitórias anteriores. Então você verá que este artigo vale a pena , mesmo considerado do seu ponto de vista egoísta e mesmo que os seus principais conflitos ainda não tenham desaparecido.
E isso se deve ao fato de que neste artigo , com o tempo , você verá onde em seus sentimentos , reações e pensamentos mais profundos , se não em seus atos , você violou muitas leis espirituais. Tal percepção vai torná-lo capaz de modificar gradualmente correntes internas e reações emocionais e isso libertará automaticamente um poder e uma força vital que antes estavam trancados ou bloqueados. Assim , nós não lhe prometemos um milagre que lhe será dado como uma recompensa do céu , mas mostramos a você de forma simples e lógica que este artigo não pode deixar de funcionar , porque ele é baseado na lei de causa e efeito , que opera de maneira bastante natural e impessoal.
Portanto , lhes pedimos que não considere a decisão de trilhar este artigo como alguma outra atividade da vida , como tomar aulas de alguma coisa , que poderiam roubar-lhe tempo e esforço que por sua vez seriam dedicados a outras atividades necessárias ou desejáveis. Antes , considerem-no como o alicerce da sua vida. Ele a transformará em um todo integrado pois , caso possa resolver os seus problemas e erros interiores , você necessariamente , no devido tempo , resolverá também os seus problemas exteriores.
Nesse mesmo diapasão , você obterá tanto mais de todas as boas coisas da vida – felicidade , alegria e prazer – se a sua alma se tornar saudável novamente , se as suas reações internas puderem conformar-se à lei espiritual ! Só então você será capaz de ser feliz. E quantas pessoas são capazes de encontrar a felicidade ? Muito poucas , pois só aqueles que abraçam a vida de todo o coração , sem medo , sem autopiedade , sem ter medo de serem feridas , seguem uma lei espiritual muito importante. E só aqueles que podem fazê-lo são capazes de experimentar a verdadeira felicidade.
Assim , tudo o que você fizer na vida terá mais sabor , mais consciência e mais centelha caso siga seu auto-conhecimento. Isso não tomará mais tempo que o razoável ,de acordo com as circunstâncias da sua vida. Todos vocês sem exceção são capazes , com um pouco de força de vontade , determinação e uma organização adequada da sua vida diária , de dedicar em média meia hora por dia ao seu desenvolvimento espiritual.
Você gasta tempo com o seu corpo físico , alimenta-o , repousa-o e o limpa ; certamente você não sente que isso tira alguma coisa dos seus outros deveres ou prazeres. Você tem como certo que é uma parte necessária e óbvia da sua vida. Contudo , quando surge a questão de fazer ou não o mesmo pela sua alma , então medos , dúvidas e questionamentos barram o seu caminho.
Mas eles não podem fazê-lo se você se der ao trabalho de pensar um pouco sobre o tema do desenvolvimento espiritual. Contudo , você não está pensando razoavelmente sobre ele porque não avalia essas dúvidas quanto ao seu próprio mérito. Você as tem porque é inspirado pelo seu eu inferior. Enquanto não reconhecer como esse eu inferior funciona , como ele se manifesta , e de que maneiras ardilosas ele se esconde por trás de desculpas fáceis , você não será capaz de dominá-lo.
Não são apenas aquelas características comumente chamadas faltas ou defeitos que são um obstáculo para você , e que portanto indiretamente fazem mal aos outros , mas também os seus medos , que não são geralmente considerados defeitos. Você não se dá conta de que os seus medos causam um grande dano , não apenas na sua própria vida , mas também na vida de outros. Eles também ocultam a sua luz de amor , compreensão e verdade. Por conseguinte , adotar novos métodos não é apenas uma questão de superar as suas fraquezas de caráter. A superação do seu medo é de igual importância , pois enquanto houver medo no seu coração , você causa dano a outras pessoas.
Mostraremos como você deve se portar para verdadeiramente iniciar este trabalho. Existem muitas maneiras e cada pessoa reage a elas de modo diferente. Porém , daremos algumas linhas mestras básicas para serem seguidas enquanto você traça os seus próprios planos.
Todos vocês sabem que obter o autoconhecimento é de suma importância. Mas , como isso pode ser feito ? O primeiro passo será pensar tão objetivamente quanto lhe for possível acerca de si mesmo , sobre todas as suas qualidades e todos os seus defeitos. Escreva uma lista , pois escrever ajuda a concentrar-se e condensar o que você descobriu até o momento. Isso irá evitar que perca de vista esse conhecimento. As palavras ali , preto no branco , podem lançar uma nova luz de compreensão e promover um pouco mais de desprendimento na sua consideração de si mesmo.
Mais tarde , quando tiver alcançado mais conhecimento a respeito de si mesmo e de suas tendências subconscientes , você será capaz de juntar certas peças do conhecimento adquirido antes , contanto que estejam expressas de maneira clara e concisa.

A LEI DA FRATERNIDADE
Depois de fazer isso conscienciosamente , o próximo passo é pedir a uma outra pessoa , alguém que o conheça muito bem , para dizer-lhe honestamente o que pensa a seu respeito. Eu sei que isso exige um pouco de coragem. Considere-o como o primeiro passo para superar um pouquinho o seu orgulho. Ao fazê-lo , você terá obtido uma vitória que já o livrará de uma pequena cadeia interna.
É muito importante não realizar esse trabalho completamente sozinho. Abrir realmente o seu coração a outra pessoa traz-lhe uma ajuda espiritual que não pode receber enquanto estiver só. Isso se deve à lei da fraternidade. Pois pessoas que estão sempre sozinhas , não importa o quanto trabalhem , o quanto leiam ou estudem , o quanto tentem ser honestas consigo mesmas , ficam trancadas numa espécie de vácuo que impede uma compreensão e avaliação de si mesmas , compreensão esta que flui automaticamente em seu interior quando podem abrir-se para outra alma. Permanecendo só você viola , de forma sutil , a lei da fraternidade.
Não se isolar exige uma certa dose de humildade que não se instala facilmente no princípio , mas que , depois de algum tempo , se torna uma segunda natureza. Em breve você será capaz de falar abertamente sobre as suas dificuldades , fraquezas e problemas , e de receber críticas. Isso , naturalmente , é igualmente saudável para a sua alma. Cada um de vocês que já tentou se abrir confirmará que o simples fato de discutir um problema que guardou para si mesmo , fará com que ele perca as suas proporções exageradas e alguns dos seus aspectos assustadores.
Ser você mesmo , como você é realmente , com pelo menos uma pessoa , com um mínimo de máscaras e defesas , é um excelente remédio. Ao mesmo tempo você oferece um ato de amor à outra pessoa , a quem você ajuda mais ao mostrar as suas próprias fraquezas humana do que tentando parecer superior. O seu parceiro fará o mesmo por você.
Assim , tente organizar isso com um amigo. Você verá após algum tempo como será útil e produtivo. Vai lhe dar algo sobre o que pensar ; vocês ajudarão um ao outro e aprenderão muito sobre fraternidade , humildade e compreensão desprendida.
Aconselhamos a procurar as pessoas que o conhecem realmente bem. Não importa em que acreditem , eles vão respeitá-lo pelo seu sincero esforço para melhorar , para aprender sobre os seus defeitos e para escutá-los. Você pode pedir de maneira certa , explicando-lhes que quatro olhos geralmente vêem melhor que dois e que você quer melhorar e não ficará magoado ou aborrecido com eles , mesmo que lhe digam algo que lhe pareça injusto.
E quando os seus amigos ou seus familiares realmente lhe disserem os seus defeitos , pense neles com calma. Alguém pode dizer algo que à primeira vista parecerá inteiramente injusto e doloroso para vocês. Você pode também , em todo caso , ficar ainda mais magoado se o que lhe disserem for verdade. Mesmo que você tenha a sincera convicção de que a crítica é uma injustiça , tente avaliá-la não obstante. Pode haver nela pelo menos uma mínima partícula de verdade ; a outra pessoa pode vê-lo apenas um pouco diferente ou vê-lo apenas em um nível superficial. Ela , ou ela ,pode não compreender totalmente o que jaz por sob o seu comportamento , o porquê de você reagir dessa maneira , e todos os complicados mecanismos do funcionamento da alma. Ele ou ela pode não escolher as palavras certas , mas a partícula de verdade no que é dito pode abrir uma nova porta de compreensão para você. Pode até ser algo inteiramente novo para você , porém com freqüência é necessário considerar a mesma falha ou traço a partir de novos ângulos , sob uma luz diferente , de modo a compreender os vários efeitos que o mesmo defeito , ou falha , pode ter sobre o mundo que o cerca. Se você tomar todas as falhas que começa a reconhecer cada vez mais claramente na sua meditação diária , e o seu desejo for verdadeiramente sincero , você terá iniciado da melhor forma possível.
Treine-se para observar as suas reações interiores quando lidar com o que há de desagradável dentro de si mesmo. Isso é de extrema importância. O tal eu inferior tende a resistir constantemente aos seus esforços. Aqui você tem uma maravilhosa oportunidade de observar o seu eu inferior enquanto ele age e reage. Observe-o como faria com uma outra pessoa ; mantenha-se um pouco menos envolvido com ele. Ponha um pouco mais de distância entre o seu poder de auto-observação e a reação do seu eu inferior , do seu ego , da sua mágoa , da sua vaidade , que se manifestam quando você lida com o lado desagradável da sua personalidade.
Ao reconhecer assim as suas próprias reações e compreendê-las , talvez encará-las com um pouco mais de humor , não se levando tão a sério nesse aspecto , você avançará um outro degrau da escada. Mas advertimos a não esperar que essa percepção nasça de um dia para o outro. Ela significa trabalho constante  e , depois de algum tempo de esforço diário , mesmo que seja por apenas por meia hora , você fará progressos. Chegará o ponto em que sentirá com muita clareza a distância entre o seu Eu Verdadeiro e o seu pequeno ego magoado , e você poderá levá-lo menos a sério , sem se envolver muito. Uma vez que você o tenha alcançado , abrir-se-á uma porta para ainda mais autocompreensão.
Assim , comece por fazer o seu próprio inventário de falhas. Após ter feito o seu melhor nesse aspecto , após ter perguntado também a alguém que conheça realmente bem os seus defeitos , compare com as observações dessa pessoa , ou pessoas , com suas próprias descobertas. Esses esforços são um maravilhoso começo para todos. Eles não serão em vão. Se você fizer algum trabalho de auto-observação todos os dias e meditar sobre as palavras relativas ao tema que estamos abordando agora , você certamente será bem-sucedido muito antes que resultados concretos possam manifestar-se na sua vida. Um sentimento de contentamento e paz profundos surgirá em você com uma freqüência muito maior.

OS TRÊS PRINCIPAIS DEFEITOS
Agora vamos mencionar os três principais defeitos do caráter humano. Esses três defeitos fundamentais , dos quais derivam direta ou indiretamente todas as várias limitações individuais , são a obstinação , o orgulho e o medo. É muito importante que você os perceba. Você pode não achar que o medo seja um defeito , mas estamos lhes dizendo que ele o é ; uma pessoa sem falhas não teria medo.
Todos vocês sabem que o oposto do medo é o amor , porém esse conhecimento em si mesmo não será suficiente para que compreenda por que o medo é um defeito. Primeiro você tem que entender que esses três defeitos são interligados. Dificilmente seria possível que você tivesse um ou dois desses defeitos sem o terceiro. O que pode ser possível , não obstante , é que , dos três , um ou dois sejam inconscientes , enquanto o terceiro é fortemente aparente , até para você mesmo.
Portanto , é muito importante que você escreva a sua revisão diária e confira as suas reações e tudo que tenha sentido durante o dia em resposta a incidentes que com freqüência parecem irrelevantes. Se você tentar formular concisamente umas das duas reações interiores desagradáveis , sempre chegará à conclusão que na maior parte das vezes existe um elemento de medo envolvido nela – medo de que talvez outras pessoas não façam o que você quer ou não reajam de acordo com o seu desejo. Em outras palavras , se existe uma forte obstinação , existe automaticamente o medo de que essa vontade não seja satisfeita ou de que o seu orgulho possa ser ferido. Se você não tivesse orgulho , você não teria que temer que ele pudesse ser ferido. Caso você não tivesse uma vontade obstinada , não teria que temer que ela não fosse satisfeita.
Se você começar a verificar as suas várias impressões ao longo do dia e as suas reações , poderá ver onde se insere o elemento medo e se ele está ligado com a obstinação e o orgulho , e em que medida. Então comece a observar essas suas reações internas e a analisá-las nestes termos sem tentar modificar-se imediatamente , porque o sentimentos não podem ser mudados por um simples ato de vontade , mas eles vão modificar-se se você aprender primeiro a observá-los.

REVISÃO DIÁRIA
A prática da revisão diária é uma poderosa ferramenta. Você não tem que estar muito avançado no autodesenvolvimento para realizá-la. Qualquer um pode fazê-lo. Tudo o que você precisa fazer é rever o seu dia e pensar em todos os eventos que , de alguma forma , causaram desarmonia. Mesmo que você não possa compreender o porquê , registre o incidente e o que você sentiu. Quando você o tiver feito por algum tempo , um padrão evoluirá. Pode ser que este ainda não lhe dê uma pista sobre o que está errado na sua formação interna , mas você verá pelo menos uma repetição que aponta para o fato de que deve haver algo em você que está causando a desarmonia.
Se eventos ou sentimentos infelizes se repetem constantemente , isso é uma pista para a sua própria alma. Essas ocorrências repetidas , junto com as suas reações a elas , podem variar de duas ou três maneiras , mas deve haver um problema básico subjacente que você pode aprender a reconhecer.
Isso não tomará mais que dez ou quinze minutos por dia , o que certamente deve ser possível para todos. Você não tem que escrever tudo o que perturbou o seu senso de harmonia no decorrer de um dia , mas apenas anotar algumas palavras-chaves. Ao fazê-lo regularmente , você conseguirá trazer o inconsciente à tona e descobrirá as suas tendências interiores. Depois de fazer isso por algum tempo , você irá , com toda certeza , reconhecer padrões definidos na sua vida , dos quais de outro modo não poderia ter consciência. Você reconhecerá esses padrões por meio de certos acontecimentos e ocorrências constantes da sua vida e da maneira que você reage a eles.
No momento , isso é tudo que você deve fazer. Não existe nenhum truque mágico em relação a isso. Depois que você tiver mantido uma revisão diária por algum tempo , leia todas as anotações e recorde os incidentes , juntamente com as suas reações. Veja se pode pelo menos pressentir um padrão. Pergunte a si mesmo : “Onde posso achar o ponto em mim mesmo no qual eu me desvio de alguma lei divina ?” Então comece a pensar nos seus vários defeitos , aqueles que você já tiver descoberto.
Compare e relacione esses padrões com a sua lista de falhas. Indague-se sobre quais são os seus sentimentos , o que querem realmente as suas correntes de desejo , e se esses sentimentos e correntes estão realmente de acordo com a lei divina. É só assim que você adquire o autoconhecimento que precisa e sem o qual você não pode alcançar a divindade que habita em você.

SHAUMBRA e NAMASTÊ !!!   

Um comentário:

  1. vou colocar em prática...realmente o medo prejudica não só nós mesmos...obrigada pelas informações aqui obtidas...e lendo isto,tb achei uma resposta que procurava...

    Daniela Oliva

    ResponderExcluir