domingo, 19 de junho de 2011

DISSERTAÇÃO SOBRE O CHAMADO PÓLO NEGATIVO : O MAL













Alguns filósofos afirmam que não existe nenhum mal , que isso é mais uma ilusão. Outros dizem que o mal é um fato observável por qualquer um que depare com a realidade. Algumas filosofias religiosas afirmam que o mal deriva de uma fonte principal , de uma entidade chamada demônio – assim como o bem provém de um Deus personificado . O bem e o mal advém desses dois , de acordo com esse ponto de vista . Outras filosofias ainda dizem que as forças do bem e do mal existem como princípios , como energia , na forma de atitudes.

As várias idéias do que é o mal e de onde ele vem são verdadeiras , contanto que não excluam a abordagem aparentemente oposta. Se vocês dizem que o mal não existe , em nenhum nível do ser , isso seria errado ; mas se vocês afirmam que , em última análise , não existe mal nenhum , isso também é verdade. Qualquer um desses postulados é incorreto quando visto como uma única verdade . Isso pode parecer paradoxal , como às vezes é o caso. Mas quando consideramos o problema de um ponto de vista mais amplo , os opostos aparentes de súbito se reconciliam e complementam cada qual.

Agora , explicaremos de que modo esses opostos aparentes são verdadeiros. Permitam-nos repetir , em primeiro lugar , que o Universo consiste em consciência e energia. No estado unificado , consciência e energia são uma coisa só. No estado de desunião , elas não são por força apenas uma coisa. A energia pode ser uma força impessoal , que não parece trazer em si nem expressar a consciência. Ela parece uma força mecânica que a consciência pode dirigir mas que é em si mesma avessa à determinação , ao conhecimento de si mesma – em resumo , a tudo o que distingue a consciência. Pensem , por exemplo , na eletricidade e na energia atômica. Até mesmo a energia mental por vezes parece desvinculada da fonte da consciência de vocês. É possível que vocês tenham certa idéia do que estamos querendo dizer. Por exemplo , muitos de vocês já sentiram algum dia que o poder dos pensamentos , atitudes e sentimentos não exercem um efeito imediato na vida de vocês. Eles têm um efeito indireto , que a princípio parece tão apartado de sua fonte que compreender o liame entre causa e efeito requer atenção e concentração. Só quando a consciência se expande é que vocês podem sentir a unidade desse poder mental imenso e da energia que ele põe em movimento. Essa unidade atua de um modo construtivo e destrutivo. O princípio é o mesmo.

A mente humana , separada e dualista cria a ilusão de que a energia e a consciência são duas manifestações diferentes . No ser humano existe essa mesma percepção parcial , no que concerne à vida e ao eu , a Deus e à humanidade , à causa e ao efeito e a muitos outros conceitos ou fenômenos. Existem pessoas neste plano terreno que sentem o Universo , o Cosmos , como um fenômeno puramente energético. Há outros que sentem o Universo e o Cosmos sobretudo como consciência suprema. Ambos os tipos estão certos , é claro. E os dois estão errados quando afirmam que o ponto de vista deles é a única verdade. As duas coisas são iguais. Já que o pensamento é movimento e energia , é impossível separar a consciência da energia em sua essência , embora em suas manifestações haja uma falta de vínculo aparente.

Como podem todas as filosofias e modos de perceber a vida serem verdadeiros quando parecem opostos ? Examinaremos isso mais minuciosamente. É bem verdade que na realidade máxima do estado unificado não existe nenhum mal. O pensamento é puro e verdadeiro ; os sentimentos são amorosos e abençoados ; o sentido ou intenção da vontade é totalmente positivo e construtivo. Portanto , não existe mal ; mas a mesma consciência pode alterar a mente , por assim dizer , num processo de pensamento falso e limitado , acompanhado dos sentimentos de ódio , medo e crueldade , levando-a a um sentido e intenção negativa por parte da vontade . Nesse momento , a consciência , ou um aspecto dessa consciência , torna-se a sua própria visão distorcida. Se isso acontece , a energia também altera a sua manifestação.

Assim , a manifestação do mal é algo intrinsecamente diferente da consciência e da energia pura. Ela só mudou de direção e do foco. Portanto , é tão acertado afirmar que em essência não existe mal quanto afirmar que no nível da manifestação humana ele existe.

Cada pessoa deve aceitar a realidade do mal nesse plano de desenvolvimento , para aprender a lidar com ele e , assim , superá-lo positivamente. O mal precisa ser enfrentado e sobrepujado primeiramente no eu. Só então pode o mal , que é exterior ao eu , ser controlado. A tentativa de inverter esse processo fracassará , pois que tudo deve começar a partir do centro interior – o eu.

No desenvolvimento atual da consciência humana , existem o puro e o distorcido , o bem e o mal , Deus e o demônio. Cabe a todo ser humano , na longa estrada da evolução , vida após vida , purificar a alma e dominar o mal.

Examinemos por um momento qual é o sentido do mal , do ponto de vista da energia e da consciência. Quando a energia se desvirtua , ela gera uma manifestação destrutiva. Sua freqüência diminui e torna-se proporcional à distorção da consciência que determina o estado , escolhendo o sentido da vontade do processo de pensamento e estabelecendo o modo de atitude negativo. Quanto mais lento o movimento , mais acentuada é a distorção da consciência e mais podemos falar em termos de manifestação do mal.
Outra característica do fluxo de energia em desarmonia é a condensação. A energia condensada é o estado dualista , de separação. Quanto mais desenvolvido é um ser humano , mais pura é a sua energia , mais rápida a sua freqüência e mais radiante a sua matéria. Quanto mais desarmonia e negatividade tiver uma pessoa , mais condensada é a forma em que a sua consciência se manifesta. A matéria , do modo como vocês a conhecem , é um estado avançado de condensação. A consciência envolvida nesse estado terá de voltar a uma freqüência aumentada de seu movimento energético purificando seus pensamentos e seus tipos de atitude.

O que significa o mal como fenômeno da consciência ? A religião , evidentemente , falou de maneira ampla sobre isso , valendo-se de termos como ódio , medo , egoísmo , duplicidade , despeito , malbaratar a vida não pagando o preço das coisas , querer mais do que se está disposto a dar e outras atitudes destrutivas. Isso é óbvio ; contudo , tratemos do fenômeno do mal num nível mais sutil.

Jesus Cristo disse : “Não se oponha ao mal”. Essa frase foi mal compreendida de diversas formas. Foi interpretada de modo demasiado literal , como que significando deixar que os outros nos explorem e que não afirmemos nossos direitos humanos e nossa dignidade. Os que aceitam essa interpretação têm pregado a passividade e o masoquismo , que não estão de acordo com a verdade divina. Pelo contrário , eles ajudam a perpetuar o mal e a deixar que quantos o perpetram prejudiquem a si mesmos e ao seu ambiente.

Qualquer verdade pode ser interpretada de diversas maneiras corretas. Já que agora estamos examinando o mal como uma manifestação da consciência e da energia , interpretaremos o “ não se oponha ao mal “ desse ângulo. A frase indica o fato de que a própria resistência é o mal , o fato de que ela o gera.

A energia sem bloqueios flui tranqüila e harmoniosamente , como as águas mansas de um rio. Quando há resistência ao movimento da corrente energética , seu fluxo se torna lento e sua forma se condensa , bloqueando os canais. A resistência causa tensão e , portanto , engrossa a energia . Retém o que deveria fluir.

A consciência responsável pelo espessamento da energia deve existir consequentemente. Essa afirmação não é muito correta , mas a linguagem humana é incapaz de exprimir a unidade essencial da consciência e da energia , de modo que devemos nos comprometer a falar como se a consciência fosse “responsável” pelo fluxo energético. De qualquer modo , do ponto de vista de vocês essa expressão será bem adequada. Os pensamentos distorcidos , a intenção , os sentimentos e as atitudes negativas se opõem ao que é : verdade , vida , o Criador – qualquer aspecto da bondade do Universo. Por opor-se à confiança no processo vital , essa consciência gera a má vontade ou a intenção negativa. Nenhuma atitude má pode se manifestar a não ser que a resistência ao bem também ocorra. De modo contrário , sempre que a vida fluir sem peias , ela será harmoniosa , abençoada e criativa.

A própria manifestação da matéria do modo como vocês a conhecem, a qual é um estado que apresenta muita desunião , é conseqüência dessa resistência. A matéria é energia espessa , rude, lenta. A existência na matéria turva a visão clara e é , portanto , inevitavelmente dolorosa. A resistência , a matéria , a cegueira , o dualismo , a separação , o mal e o sofrimento – tudo isso é a mesma coisa. A resistência opõe-se ao fluxo , baldando-o ; ela impede o movimento da energia Universal – do amor , da verdade , do movimento perpétuo da vida desdobrando-se como manifestação divina. A resistência sempre está obstruindo algum aspecto de valor e belo da criação. Ela é , portanto , uma manifestação do mal.

Quando mergulharem em si mesmos , perceberão sua verdadeira resistência com certa facilidade. Os outros sempre a podem ver em vocês , a não ser que sejam cegos ou não se tenham desenvolvido , ou insistam em não vê-la. Eles podem ter certo interesse em concordar com vocês ou em conservar uma imagem idealizada de vocês mesmos ; porém , se esse for o caso , eles têm consciência da própria resistência. Vocês também podem ter consciência dela se o quiserem. Vocês então haverão de perceber o sentido dessa resistência.

Quando vocês se deparam e aceitam suas intenções negativas que estão profundamente arraigadas , podem relacioná-las à resistência. Esta sempre diz , de uma forma ou de outra : “Não quero saber a verdade sobre isso.“ Essa atitude destrutiva deve criar uma força maléfica porque obstrui o movimento da verdade.

Em nossa abordagem do desenvolvimento pessoal , descobrimos diversas vezes que a tríade básica que compõe o mal é o orgulho , a obstinação e o medo , sempre relacionados entre si. Todas as outras manifestações do mal afloram dessa tríade. Ademais , cada uma dessas três atitudes é uma conseqüência da resistência e gera mais resistência , ou seja , o mal.

A obstinação diz , “Oponho-me a qualquer outro modo exceto ao meu”. E esse “meu modo” é por vezes contrário à vida , contrário ao Cosmos. A obstinação opõe-se à verdade , ao amor e à união – mesmo que pareça querer essas coisas. Quando ocorre um recrudescimento da obstinação , os aspectos divinos não podem se manifestar.

O orgulho é a resistência à unidade entre as entidades. Ele se separa dos outros e se eleva – resistindo , assim , à verdade e ao amor , ambos manifestações criativas da vida. O orgulho é o oposto da humildade , não da humilhação. A pessoa que se opõe a humildade será humilhada porque a resistência sempre tem de chegar por fim a um ponto culminante. A recusa quanto a se expor à verdade e admitir algo se deve ao orgulho. Este causa a resistência tanto quanto é resultado dela.

De modo semelhante , a resistência gera o medo e o medo gera a resistência. O estado de tensão da resistência e a diminuição do ritmo do movimento energético toldam a visão e o objetivo da experiência. A vida é percebida como algo ameaçador. Quanto mais resistência , mais medo – e vice-versa. A resistência à verdade advém do medo de que a verdade possa ser nociva , e , por sua vez , a resistência à verdade gera esse medo. O ocultamento torna-se cada vez mais difícil e a exposição cada vez mais ameaçadora.

O medo da verdade – portanto , a resistência – nega a qualidade benigna do Universo ; nega a verdade do eu , com todos os seus pensamentos , sentimentos e intenções. Essa negação de si mesmo , enraizada na resistência , é , e cria , o mal.

Quando vocês querem evitar seus sentimentos , seus pensamentos e suas intenções ocultas , vocês criam a resistência. De uma ou de outra forma , essa resistência sempre está ligada ao seguinte pensamento : “Não quero ser ferido” – quer esse ferimento seja real ou imaginário. A resistência pode se ligar à obstinação , que diz , “Eu não devo ser ferido” ; ao orgulho , que diz ; “Nunca admitirei que possa ser ferido” ; ao medo , que diz , “Se eu for ferido , provavelmente morrerei.” A resistência expressa a falta de confiança no Universo. Na verdade , a mágoa deve passar , pois , tanto quanto o mal , não se trata de um estado definitivo. Quanto mais se vive o sofrimento em sua completa intensidade , mais rápido esse sofrimento volve ao seu estado original – energia fluida , movente , que cria a alegria e a benção.

Não importa se a resistência advém da pertinácia , do orgulho ou do medo , da ignorância ou da negação do que é. A resistência obstrui à Fonte , o fluxo vital. Ela cria muralhas que os separam da verdade e do amor – da sua unidade interior.

Uma pessoa na senda da evolução , que busque e tateie encarnação atrás de encarnação – realizando sua tarefa , acha-se num estado interior de conflito , como vocês sabem. Num ser humano como vocês , uma grande parte já está livre e desenvolvida ; mas há também em vocês desarmonia , cegueira , má vontade , resistência e mal.

O ser humano que se acha num estado de liberdade interior parcial – a verdade , o amor e a luz , por um lado ; a teimosia , o orgulho e o medo , por outro – terá de encontrar a saída para esse conflito. Uma parte da personalidade opõe-se à verdade de que esses sentimentos e atitudes negativas lá estão , e assim procede desistindo dessas coisas , ao passo que a outra parte se esforça por desenvolver-se e se purificar. Esse estado dualista deve acarretar crise. Permitam-nos enfatizar que essa crise é inevitável. Quando dois movimentos opostos , duas formas de tensão existem numa pessoa , é mister que se chegue a um momento decisivo , que se manifesta na forma de uma crise na vida da pessoa. Um movimento diz : “Sim , quero admitir o que é o mal ; quero enfrentar a mim mesmo e deixar de lado o fingimento , que é mentira. Quero desenvolver-me e dar o melhor de mim para que eu possa contribuir com a vida , assim como espero receber coisas dela. Quero renunciar às posturas infantis e de enganação , a partir das quais tento me agarrar ansiosa e ressentidamente à vida , enquanto me recuso a dar-lhe algo exceto minhas exigências e frustrações. Quero dar uma basta em tudo isso e suportar com confiança os reveses da vida . Quero amar ao Criador aceitando a vida como ela é.”

O outro lado insiste em dizer : “Não. Quero que as coisas sejam do meu jeito. Quero até mesmo me desenvolver , ser decente e honesto , mas sem ter de pagar o preço de encarar , revelar ou admitir algo que me incrimine demasiadamente.” A crise resultante deve pôr abaixo a estrutura interior deficiente.

Quando a orientação destrutiva é consideravelmente mais fraca do que a construtiva , a crise é um tanto menor , pois as deficiências podem ser extirpadas sem que se prejudique toda a organização psíquica. Pelas mesmas razões , se o movimento para o desenvolvimento e a verdade é consideravelmente mais fraco do que o movimento de estagnação , de resistência e de energia negativa , a crise maior pode uma vez mais ser evitada por algum período ; é possível que a personalidade permaneça estagnada por muito tempo. Entretanto , quando o movimento para o bem é forte o bastante , e ainda assim a resistência continua a bloquear o movimento da personalidade como um todo – tornando-se confusa , sem horizontes e presa de atitudes falsas e destrutivas – alguma coisa deve ceder.

Suponham que vocês construam uma casa. Parte do material de construção é sólido , bonito , de excelente qualidade. Parte dele apresenta deficiências ; trata-se de uma imitação barata , frágil. Quando esses tipos incompatíveis de material se tornam inextricavelmente combinados , a estrutura não pode resistir. Se o material estragado pode ser retirado sem que se prejudique a construção como um todo , então é possível evitar o abalo da vida dos habitantes. O mesmo se dá com a personalidade – e esse ato de retirada do material depende inteiramente da determinação consciente da pessoa em questão. Se a personalidade está embaraçada demais porque teve atitudes de resistência durante muito tempo e porque ainda lhe falta o ímpeto necessário , proveniente da boa vontade , só existe uma saída. A estrutura terá de ser destruída para poder ser reconstruída de forma pura.

Semelhante processo requer um movimento energético quase impossível de descrever. Resistir ao mal não significa encará-lo e aceitá-lo em vocês. Essa resistência cria um grande acúmulo de energia , a qual , por fim , vem a explodir. O sentido mais profundo da destruição que se segue é verdadeiramente maravilhoso. Ela destrói o próprio mal que criou. Infelizmente , é impossível transmitir a configuração que ocorre. Grande parte da vida da pessoa é feita em pedacinhos. O movimento energético da substância anímica desfaz a estrutura estragada , mesmo que isso signifique que , temporariamente , tudo parece fazer-se em pedaços ; entretanto , as coisas de real valor se reconstroem a si mesmas automática e organicamente.

Imagine uma forma composta de movimentos contrários que remoinham e se precipitam , explodem e implodem e se destroem a si mesmos. A substância anímica se fende e se reconstrói simultaneamente. A criação está ocorrendo. Toda crise é uma parte integrantes da criação . Portanto , as pessoas ajuizadas acolhem e aceitam as crises , que eliminam cada vez mais as resistências. Não resistam ao mal em vocês . Ou seja , desistam das aparências , do fingimento de que o mal não faz parte de vocês. Cedam , acompanhem o movimento da vida.

O processo de destruição/criação é uma visão magnífica para os olhos do espírito. A entidade cega pode sofrer temporariamente , mas ela é muito benigna. O processo é assustador , mas sua violência faz bem. Novos movimentos acontecem ; os antigos tomam outro rumo , assumem outra cor , outro matiz , outro som.

Se vocês mergulharem profundamente em si mesmos e sentirem intuitivamente o sentido da crise , poderão ter um vislumbre do processo criativo , simultaneamente criativo e destrutivo , no que concerne aos elementos anímicos imperfeitos.

A natureza eterna , máxima e essencialmente benigna da criação tem a sua expressão mais eloqüente no fato de que o mal , ao fim e ao cabo , deve destruir a si mesmo. Ele pode sustentar-se por muito tempo , mas , por fim , virá a derrocada. Todos vocês concordarão que a destruição da destrutividade é um fenômeno construtivo , criativo.

Dessa maneira , a longo prazo , toda destruição é construtiva e serve à criação. Sempre : porém , na vida de uma pessoa , essa verdade nem sempre é óbvia. Quanto mais vocês avançam na senda , mais tomam consciência dessa verdade. Será útil se vocês puderem meditar para ter uma experiência plena desse fenômeno , porque , nesse momento , contribuirão com o processo em função das sua determinação consciente em renunciar a resistir ao mal em vocês , o qual vocês inequivocadamente acreditam que vem de fora.

Vocês podem diminuir a violência da destruição construtiva se o compromisso de vocês com a verdade assumir um novo ímpeto e se vocês desarraigarem a intencionalidade negativa e a mudarem numa intencionalidade positiva. Quando vocês expressam a intencionalidade negativa em palavras concisas , vocês criam um novo movimento. É isso o que lhes cabe ; contudo , mesmo antes de fazer isso , pela consciência de sua própria má vontade deliberada , vocês estarão mais voltados à verdade e menos inclinados a expressar o mal , o que vocês às vezes fazem de modo hipócrita. Vocês saberão quem são. Por estranho que pareça , quanto mais vocês admitem o mal em vocês , mais dignos se tornam , mais têm consciência disso e se valorizam a si mesmos.

O mesmo se dá com o sofrimento : quanto mais vocês o aceitam , menos o sentem. Resistir a ele às vezes só faz torná-lo insuportável. Quanto mais vocês aceitam o ódio , menos odeiam. Quanto mais aceitam a feiúra , mais belos se tornam. Quanto mais aceitam a fraqueza , mais fortes são. Quanto mais admitem suas mágoas , mais valor têm , independentemente da visão deturpada dos outros. Essas leis são inexoráveis. Essa é a senda que trilhamos.

“Dêem prosseguimento ao soberbo empenho de serem pessoas verdadeiras. Se a sinceridade de vocês é posta em dúvida , vocês devem saber no fundo do coração onde estão – isso é tudo o que importa. Sejam de fato quem são !”

6 comentários:

  1. muito boa a dissertação, ja haviam me falado antes sobre o nome do nosso grupo, sobre a palavra "resistir" ao sistema...
    voce acha que isso possa afetar as pessoas de uma maneira negativa? sera que deveriamos mudar o nome do grupo?
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Asgard,

    Bastante clara sua dissertação. Serve de incentivo a uma reflexão profunda. Sobre a passagem do texto em que você compara a construção de uma casa com os dilemas da personalidade no uso contraditório das estruturas/essências, tenho um poema que pode bem expressar essa situação:

    RENASCENÇA (as mortes do ego)

    Vou me matar novamente
    Já fiz isso outras vezes
    Porque assim posso nascer de novo
    Com novos destinos e uma nova mente

    Sendo assim, nasço um ser novo, diferente
    Assim como os pássaros mudam a plumagem
    Assim como o camaleão muda de imagem
    Assim como a larva evolui na crisálida
    E do ovo nasce a serpente

    Vou me matar novamente
    Mas não é morte tampouco
    Ao contrário, é renascimento, recomeço
    Assim como a sobrevida da fênix

    Vou me matar novamente
    Porque tenho sete vidas
    Assim, como um gato renitente

    E renasço mais forte, cada vez que morro
    E renasço mais sábio, mais experiente

    Abraços,
    JJ

    ResponderExcluir
  3. O grupo está crescendo bem rapido hehehe, temos cada vez mais seguidores no blog e em outras redes sociais. Obrigado por perguntar :D
    Acho que nao irei mudar o endereço do blog ou o nome porque eles esta sendo divulgados assim por varias pessoas e em varios lugares, poderia causar problemas agora, talvez se fosse antes hehehe, mas nao tem problema, como voce disse o importante é a informação. As pessoas tem que desenvolver seu senso critico, até mesmo porque quando fiz o blog eu tinha em mente usar esse nome como estrategia de "marketing", atrair pessoas que percebem que o sistema nao funciona e leva-los do campo da "conspiração"(toda a raiva contra o sistema, e essa sensação de impotencia perante ao governo oculto) para o campo da espiritualidade e compreenção do porque as coisas são como são, ao contrario de se lamentar e odiar, ensina-los como podem mudar a si proprios e assim o mundo muda conosco.
    Muito obrigado por suas respostas sempre completas, seus textos tem me ajudado muito a melhorar a mim mesmo e ajudar as pessoas a minha volta, espero que possamos nos conhecer um dia hehe.
    abração forte :D

    ResponderExcluir
  4. Renan, sugiro que você mencione a autoria do texto: O MAL É ENERGIA E CONSCIÊNCIA EM DISTORÇÃO -Palestra do Pathwork no.197, proferida por Eva Pierrakos em janeiro de 1972.

    Todas as palestras do Pathwork são protegidas por direitos autorais e estão disponíveis em inglês no site http://www.pathworklectures.com/pathworksearch/lectures/lecturesread.htm.

    Em português podem ser acessadas no site http://www.pathworksp.com.br/path/index.php/news/palestras

    Afora isso, acho muito legal a divulgação desse material tão útil no trabalho de auto conhecimento.

    Att
    Heloisa

    ResponderExcluir
  5. Olá Heloísa ...Saudações

    Informamos que o texto acima foi canalizado por nós em 1.972 quando Eva se encontrava encarnada e nós éramos desencarnados. Antes de publicar o texto, entramos em contato com os endereços acima informados e eles também já sabiam por canalização que os antigos desencarnados tinham interesse em publicar tal conteúdo. Por isso eles nos deram o aval para publicar algo que foi de nossa autoria naquela época.

    Saudações Andromedanas

    ResponderExcluir